Seu primeiro tópico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Seu primeiro tópico

Mensagem por Admin em Ter Fev 09, 2016 8:48 pm

Antes de começar a administração do seu fόrum, leia com atenção as seguintes informações:

Como acessar o painel de controle ?
No menu acima, clique em conexão, uma nova página será aberta. Indique o seu nome de usuário « admin » e a senha que você criou quando se registrou. Se você esqueceu a sua senha, clique aqui. Uma vez conectado, clique em « Painel de controle » no final da página.

Como modificar a aparência do seu fόrum ?
Você pode modificar a aparência do seu fόrum selecionando um tema (cada tema exibe imagens, ícones ou cores diferentes). Para isso, em seu painel de controle, escolha a aba Temas, em seguida ' Gestão' e por último selecione um tema de cada vez, entre os temas propostos. Você poderá realizar quantas modificações quiser ou escolher um outro tema.

Você pode ainda importar temas diretamente do site www.pt.Hitskin.com

Como gerenciar as categorias e os fόruns?
Você pode adicionar, modificar e excluir as categorias e os fόruns que você criou a qualquer momento e quantas vezes quiser. Para isso, em seu painel de controle, selecione a aba Fórum, e na parte Gestão, Categorias e Fóruns, clique em adicionar para criar uma categoria, um fórum ou sub-fórum.

Admin
Admin

Ver perfil do usuário http://linguagemtecnologia.forumeiros.com

Re: Seu primeiro tópico

Mensagem por Admin em Ter Fev 09, 2016 9:03 pm

Olá pessoal!!
Esse é o nosso fórum, espaço virtual criado para debatermos os textos teóricos, além disso, compartilhar videos, músicas, fotos,etc., relacionados com o que estivermos conversando.

Nesse primeiro tópico dou as boas-vindas a vocês, que tenham todos um semestre produtivo! E aproveito para deixar 3 questões referentes ao primeiro texto (enviado no e-mail da turma- respondam aqui no fórum  Exclamation  

Questões:

1) Que impacto teve na sua vida (trabalho, estudo, etc) as mudanças ocorridas nas últimas décadas referentes ao uso de novas tecnologias?

2) Como pensar a educação em uma sociedade hiperinformada e hiperconectada?

3) Estar informado é igual a ter conhecimento?

É isso! Pessoal, por gentiliza, pensem sobre essas questões ao lerem o texto e coloquem o que vocês pensam sobre isso aqui no nosso fórum!

Um abraço, bom final de semana!

Wink

Admin
Admin

Letramento e Tecnologia (Diálogo direcionados às indagações levantadas previamente)

Mensagem por Marcio Silva Pereira em Dom Fev 14, 2016 6:08 pm

Prezado 4° Semestre, boa tarde.
Vivemos numa sociedade, que está em constante evolução, avanço esse, que perpassa diversos âmbitos, consequentemente, a todo o momento novas ferramentas contemporâneas são apresentadas, todas objetivando algo em comum: facilitar a vida dos indivíduos que se dedicam cada vez mais a produção e execução de bens e serviços que são direcionados a esferas específicas.
A tecnologia é uma delas, é comum encontrarmos pessoas que passam horas navegando em páginas virtuais, galgando buscar informações, que sejam condizentes com os objetivos que foram propostos previamente.  
Na minha vida pessoal e profissional em especial, o avanço tecnológico propiciou o alcance de valores sociais, econômicos e morais, que possivelmente sem o auxílio da tecnologia, teriam tornado essa consecução questionável.  
O uso da internet no meu dia a dia, por exemplo, facilitou a elucubração de indagações, que precedentemente só poderiam ser esclarecidas com pesquisas que exigiriam um período demasiadamente longo. O uso do celular contribuiu para que eu pudesse manter diálogos com pessoas em diferentes ambientes, concomitantemente muito tempo foi otimizado, e voltado a outras atividades. Os aparelhos de televisão e rádio possibilitaram assim como a internet, a propagação de informações quase que instantaneamente, e com um custo direcionado ao consumidor final nada expressivo, se compararmos o seu uso a décadas anteriores.
Outras ferramentas também são utilizadas na minha rotina diária como: os aparelhos eletroportáteis, eletrônicos, eletrodomésticos, etc. Todos como o mesmo objetivo: tornar a minha vida mais prática. Ademais, quando a temática está direcionada à educação, a discussão sobre o uso, ou não da tecnologia requer uma atenção maior.
É comum ao saber de uma grande quantidade de indivíduos, que a tecnologia pode sim facilitar o processo de aprendizagem, desde que, os meios disponíveis sejam utilizados da maneira correta.  A título de curiosidade, as redes sociais abrigam muitas informações que poderiam subsidiar a aquisição de conhecimento, porém a maioria dos usuários prefere utilizá-la para fins questionáveis, como, por exemplo, o compartilhamento de acontecimentos, vídeos, fotos, elementos esses, que estão relacionados a aspectos de suas vidas pessoais, o que não é algo interessante para ser feito em um ambiente de fácil acesso como é a internet.
É preciso filtrar o conhecimento que está disponível online, haja vista, que algumas fontes não são confiáveis, evitando assim, a propagação de informações errôneas.  Uma das alternativas a ser pensada é traçar planos para que a sociedade possa utilizar os recursos tecnológicos de forma eficiente, produzindo conhecimento, mas, essa perspectiva exige o engajamento de todos, principalmente dos órgãos e instituições direcionada à educação, pois apesar de vivermos numa sociedade contemporânea, nem todos possuem instruções para utilizar as ferramentas tecnológicas da maneira correta, apesar de terem acesso a elas.  
Assim, a falta de instruções acaba por desencadear a aquisição de informações, que em sua grande maioria, não serão úteis no dia a dia do pesquisador/internauta, pois  apesar de ouvirmos quotidianamente que estar informado é ter conhecimento, essa posição pode ser facilmente desestruturada a partir do momento que os informações  que supostamente foram pesquisadas não sejam respaldadas cientificamente ou ao mínimo verídicas.

Última edição por Marcio Silva Pereira em Dom Fev 14, 2016 8:04 pm, editado 2 vez(es)

Marcio Silva Pereira

Ver perfil do usuário

Mensagem por Admin em Dom Fev 14, 2016 6:45 pm

Caro Marcio, sua redação responde bem às três questões colocadas, você toca nos três pontos centrais da discussão: 1- A tecnologia de informação e comunicação em massa como sendo um dos elementos que marcam uma rotunda diferença em relação à sociedade anterior aos anos 80 do século XX, vivemos em um mundo diferente. 2- Você pontua como a tecnologia afeta a sua vida. 3- Aponta alguns pontos interessantes da problemática que se configura na sociedade contemporânea- a de estarmos informados mas talvez, sem o devido cuidado, não estarmos produzindo conhecimento. Muito legal, abraço e até terça-feira!

Admin
Admin

Mensagem por Celeste Costa em Ter Fev 16, 2016 7:59 pm

Boa tarde pessoal
Ao fazer leitura do texto, percebo como a tecnologia influenciou muito, não só em minha vida, mas na vida de todos nós. Em minha vida pessoal, particularmente, os eletrônicos, eletrodomésticos, entre outros facilitaram muito o meu dia a dia.
Acredito sim, que este avanço tecnológico foi e ainda continua sendo bom e necessário a nossa sociedade  e em seus diversos setores, como por exemplo na educação. pois facilita muito o cotidiano ampliando o nosso leque de conhecimento, nos proporcionando conforto, praticidade e agilidade em muitas questões que temos que resolver e aprender.
No entanto, talvez tenhamos que refletir sobre esse avanço que em alguns casos nos distancia do convívio com o outro, que acredito ser também necessário ao ser humano, pois devemos nos relacionar face a face e não somente "face a face" (facebook), entendem? O que quero dizer  aqui é que acredito que este avanço tecnológico é sim muito importante para a humanidade, em praticamente todas as perspectivas, mas devemos nos policiar para não exagerarmos em seu uso, e usa-la de forma correta e sensata, assim proporcionando uma evolução tecnológica e também pessoal.
Então estar conectado nos proporciona sim o conhecimento, pois a sociedade em que vivemos nos oferece este conhecimento de forma tecnológica, é claro que existe outras formas de se obter conhecimento em diversos assuntos, mas a tecnologia facilita muito esse conhecimento nos mantendo atualizados e oferecendo inúmeras perspectivas sobre um determinado assunto de nosso interesse.  Espero ter respondido a todas as questões.
Celeste Costa

Ver perfil do usuário

Parece os olhos do Pablo Escobar 'mis ojos están en todos lugares, hombre!

Mensagem por Admin em Qua Fev 17, 2016 2:48 pm

Olá, Celeste!
Obrigado por compartilhar suas reflexões sobre o texto. Pontuo apenas um aspecto, vivemos uma sociedade excessivamente informada, a informação está por todas as partes ( parece os olhos do Pablo Escobar 'mis ojos Shocked están en todos lugares, hombre') rsrs!! Mas será que de fato podemos dizer que esse excesso de informação está sendo traduzido em uma sociedade com 'excesso' de conhecimento. Ou a nossa sociedade está formada, em sua maioria, por "olhadores" de imagens,  por reprodutores de informações, que apenas tem um entendimento superficial sobre determinados assuntos, mas tão embasado e profundo como um 'memis" do facebook, como você bem diz! Entretanto, como operar, como futuros educadores, nessa nova ecologia social? Eis a questão!!

Abraço, nos vemos na quinta-feira!

Admin
Admin

Mensagem por Hermes Neto. @herneto em Seg Fev 22, 2016 3:18 pm

Bom Dia 4° Semestre/Letras.
Após a leitura do texto "Linguagem e letramento" trago minhas reflexões sobre este assunto tao polêmico. A tecnologia está presente em todas as áreas de nossa vida, desde o alarme do celular na hora de acordar para ir trabalhar até a "playlist" no youtube para descansar depois de um dia exaustivo. A tecnologia não só facilitou a vida do ser humano como também transformou seus hábitos, e atualmente quem não tem o hábito de lidar com as tecnologias acaba perdendo muita coisa. Para exemplificar a facilidade que a tecnologia oferece e já respondendo a primeira questão explano as mudanças ocorridas no meu cotidiano. Atualmente o meu celular desperta 5 vezes entre as 06:00 e 07:00 da manha, recurso que facilitou muito não se atrasar para o serviço, visto que o despertador analógico tocava apenas uma vez e se quisesse mais 10 minutos teria que agendar no ponteiro, antes de sair para o trabalho já verifiquei todos os meus e-mails e mensagens deixadas, comunicação instantânea que é outra facilidade inestimável. Leio textos e artigos por PDF's e ao ficar em duvida sobre o significado de alguma palavra não preciso pegar um dicionario e procurar, simplesmente abro uma nova guia no navegador e procuro no Google ou em algum aplicativo instalado no laptop. Em meu trabalho, não preciso preencher fichas de pacientes a mão e carregar folhas e mais folhas, é tudo feito pelo tablet e armazenado na nuvem, mundo imaginário de dados, a internet. Já dá para ter uma noção de como a tecnologia facilitou a minha vida.
Em meio a tantos "dispositivos" criados para facilitar a vida humana é preciso ter cautela e cuidado para tudo não ficar muito cômodo, afinal de contas a tecnologia está presente para facilitar e não fazer tudo para a gente. Pensar em educação numa época tao informada  é falar em pesquisa e produção, contudo como tudo está tao acessível, correr atras de alguma informação ou algo do gênero por si só se tornou uma coisa muito "difícil", "por que fazer fogo riscando madeira no chão se temos fósforos?" está questão exemplifica um problema na área da educação e tecnologia, quase nada está sendo buscado. Semestre passado tive uma experiencia de dar uma aula no 1° ano do Ensino Médio da rede estadual de Tangará da Serra, os alunos tem preguiça de ouvir e de pensar, a geração hiper conectada ainda não se deu conta de que para o melhor aproveitamento desta conexão rápida é saber como melhor aproveita-la, é preciso aprender e acima de tudo refletir e tirar as próprias conclusões sobre determinado assunto, antes de reproduzir em meio a tecnologia. É evidente o tanto de material errado que é compartilhado todos os dias nas redes sociais pela falta de reflexão, ou seja, saímos da época onde só se reproduzia dos livros para o aluno e agora o alunos reproduzem de rede em rede social. Estar informado com toda certeza não é a mesma coisa que ter conhecimento, se eu for na minha vizinha mais fofoqueira estarei informado sobre a vida de todos os meus vizinhos, mas como vou ter certeza se não fui eu que vi? O mesmo ocorre com os conhecimentos, se não for estudado e refletido por mim só terei acumulo de informações de terceiros.
Os "dispositivos" criados pelo homem são excelentes, estar conectado, viver informado, poder ter acesso a diversas ferramentas sem sair da frente do computador é algo muito bom, porém não saber lidar com essa nova forma de vida é um problema sério. O homem tem que ter autonomia sobre suas escolhas e se não o faz com seriedade fica atrasado. Em um país em desenvolvimento igual o Brasil é difícil tocar no assunto de tecnologia, pois não está ao alcance de todos, e nem todos que tem acesso sabem usa-lo de forma que facilite mesmo a vida. Acredito que este fórum, assim como muitos outros, seja uma das maravilhas do mundo virtual, debater, refletir sobre determinados assuntos e, aqui, em específico tecnologia e linguagem é algo que pode dar abertura para diversas questões dentro da universidade que estavam apenas em "stand by." lol!

Hermes Neto. @herneto

Ver perfil do usuário

Mensagem por Raiane Dutra em Qui Fev 25, 2016 1:02 am

olá pessoal! As invenções tecnológicas invadem nossas vidas de uma maneira muito intensa, eu particularmente não sei como seria minha vida sem ela, pois admito que assim como milhões de pessoas sou uma dependente da tecnologia.Nos últimos tempos a humanidade vem passando por muitas transformações e uma boa parte dessas transformações ocorridas são decorrentes do grande avanço tecnológico. Com todas essas mudanças acontecendo cada vez com mais frequência, devemos estar sempre nos atualizando, pois como professores temos que saber usar a tecnologia para a melhoria das aulas, tendo em vista, que essa ferramenta quando bem utilizada colabora para a melhoria da educação. Algo que pode ser tido como um problema é o grande acumulo de informação e pouco conhecimento, mas nós usuário dos vários meios tecnológicos disponíveis, devemos saber filtrar essas informações para que possamos aproveitar aquilo que realmente nos traga um conhecimento maior.

Raiane Dutra

Ver perfil do usuário

Mensagem por Sandra Ferreira em Qui Fev 25, 2016 7:12 pm

Olá pessoal. Muitas foram as mudanças ocorridas ao longo dos tempos desde a re-descoberta do Brasil, sendo que inúmeras transformações à principio são benéficas aos seres humanos até então começarem a surgir os efeitos colaterais. Em minha vida cotidiana vejo que toda essas chamadas "maravilhas" nos deixam acomodados onde tudo pode esperar. A vida moderna é muito pratica, tudo fica por conta de um clique ex: desde a hora do café até o jantar, parece sobrar tempo mas não é suficiente, pois estamos sempre atrasados. O efeito esperado de uma medicação é a melhora de quem a usa não o  vicio. As mudanças tecnológicas mudam todos os dias hoje ta na moda a manhã é ultrapassado. Culturalmente a sociedade se impõe nesse processo de consumismo desenfreado atingindo todos os níveis sociais. Mas esses mecanismo tecnológico de informação nos confrontam, diante de tantas informações não adquirimos conhecimento suficiente. Conhecimento é diferente de sabedoria.

Sandra Ferreira

Ver perfil do usuário

Mensagem por Admin em Qui Fev 25, 2016 7:27 pm

A Sandrita apareceu!

Olá, Sandra, estou de acordo com a sua crítica, mas fica a questão: Qual o papel do educador nesse contexto multi-informado? A crítica é interessante, ótimo, é o primeiro passo para não sermos alienados, mas a partir daí? Como transformar informação em conhecimento? Como educar sem querer ser apenas um transmissor de informação - prática que a Internet faz bem melhor que nós?
Obrigado, até a noite!

Admin
Admin

Mensagem por Tajana Raquel dos Santos em Qui Fev 25, 2016 10:30 pm

Olá pessoal, com as mudanças ocorridas ao longo do tempo percebemos a tecnologia esta sempre com um pé a frente, e ela esta presente basicamente em tudo. Eu percebo dificuldade as vezes acompanhar algumas coisa que vem surgindo, já outras consigo me adaptar com facilidade e rapidez pois me ajudam no dia a dia, como por exemplo os eletrodomésticos que estão ai facilitando a vida de muitas donas de casa.
Porem a tecnologia não fica só nos eletrodomésticos, ela também veio para o meio educativo, como os computadores que inovaram as formas de elaborar um trabalho, ou apresentação do mesmo em forma de slides, facilidade em busca de conhecimento, novas informações estão surgindo a cada minuto, mais temos que tomar muito cuidado  com as informações "furadas" que encontramos, pois estar só informado não significa que eu terei um conhecimento, pois com a tecnologia muitas informações giram o tempo inteiro, e muitas destas informações são vagas, que não acrescentam em nada em nossas vidas.
Tajana Raquel dos Santos

Ver perfil do usuário

Mensagem por Rose Aires em Qui Fev 25, 2016 10:51 pm

Sabemos que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s ), trouxe grandes transformações para a sociedade de um modo geral, tem feito mudanças radicais e muito rápidas na vida das pessoas e na minha não tem sido diferente.
A televisão, os computadores, os telefones celulares, a internet, nos dias atuais são imprescindíveis no dia-a-dia do ser humano, no entanto elas também trazem desafios que precisam ser superados, pois o mau uso dessas ferramentas podem causar grandes estragos na vida de uma pessoa.
Hoje vivemos conectados de uma forma ou de outra a alguma plataforma de tecnologia, ou seja, não vivemos mais sem um celular, ou internet, a televisão, que são meios de comunicação pessoal ou de massa, essa geração é a geração da informação e as outras gerações também aderiram a esta, pois se não estariam fadados a serem analfabetos tecnológicos, mesmo tendo estudado muito outras coisas.
Essas ferramentas têm contribuído para o desenvolvimento das pessoas e de todo o planeta. Hoje podemos comunicar com facilidade com outra pessoa mesmo a milhas de distancia, graças ao telefone e a internet, através de um e-mail ou mesmo com a webcam do nosso computador que estão cada vez mais potentes na resolução das imagens, que chegam cada vez mais nítidas em outro aparelho de computador, a meio século atrás para sabermos noticias de uma pessoa demorava no mínimo um dia isso quando essa pessoa não estava muito distante.
As TIC’s, estão presentes em todas as partes do nosso cotidiano, desde a mais simples tarefa até a mais complexa, como por exemplo até para sabermos a hora, quase não se usa mais o relógio no pulso ou na parede está na tela do celular, basta dar um clique, na saúde tem auxiliado os médicos a fazerem cirurgias complicadíssimas pois as micro câmeras mostram exatamente onde o médico deve fazer a incisão, na educação o professor que não aderiu a essas tecnologias tem mais dificuldades em prender a atenção do aluno, pois através da pesquisa na internet, pode-se preparar excelentes aulas, na busca de trabalho basta dar alguns cliques e se monta um ótimo currículo.
As informações chegam hoje aos milhares para nós, porque os meios de comunicação evoluíram muito, antes tínhamos as informações apenas pelo rádio que nos dias atuais quase não se ouve mais, ou melhor, também se adequaram as TIC’s estão presente na internet, outra plataforma de informação.
Então vemos que as TIC’s tem nos auxiliado muito na segurança, educação, saúde, trabalho, lazer, etc..., proporcionando-nos facilidades para obtermos aquilo de que precisamos.
Até agora só destaquei os benefícios das TIC’s, mas também estas podem trazer problemas avassaladores quando são mal usadas, questão que não iremos aprofundar no momento.
Com o avanço tecnológico a informação chega de todos os lugares de forma muito rápida, mas agora de uma forma diferente de antes, assim como o ser humano a informação não é mais estática está em constante transformação, podemos receber informação em todo e qualquer lugar, isso não quer dizer que adquirimos conhecimento.
Pois conhecimento é mais, é ir além da informação, ou melhor utilizar da informação para aprimorar naquilo que pretendemos fazer.

Rose Aires

Ver perfil do usuário

Mensagem por Letícia Mendes em Sex Fev 26, 2016 12:26 am

Boa noite pessoal

Professor Álvaro, primeiramente quero dizer, que achei super bacana esse fórum, pois aqui poderemos nos comunicar de um modo diferente, ou seja, mais tecnológico rsrs... Laughing

De forma interessante, ao falarmos de tecnologia hoje, o que logo nos vem à mente é o uso da internet. Porém, é possível afirmar que tecnologia não se trata apenas de internet, e sim, métodos, meios e instrumentos que é produzido a partir dos domínios da atividade humana.                                                                                                                                                                   Sendo assim, para falar sobre o tema tecnologia tive que rever todos os objetos e equipamentos que estavam a minha volta, e pude concluir que o avanço tecnológico tem produzido em nós seres humanos muitas dependências. De acordo com o que BRAGA (2005) ressalta em seu texto, essas situações de dependência, por sua vez, exigiu a criação de outros tipos de ferramentas.
É importante citar que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s ), tem pontos positivos, pelo fato de facilitar nosso dia-a-dia, porém, há pontos negativos quando mau utilizada, pois esta ligada a internet e convenhamos, não é todas as pessoas que utiliza essa ferramenta de modo correto.

Bjinhos e até a próxima!  study
Letícia Mendes

Ver perfil do usuário

Mensagem por Ana Lucia Gonçalves em Sex Fev 26, 2016 3:18 am

Boa Noite!!
A tecnologia, trouxe varias mudanças para a sociedade e novas formas de se comunicar com o mundo, cada dia que passa a tecnologia me surpreendi, as vezes não consigo acompanhar essa rapidez pois não tenho acesso a internet para navegar nas tecnologias.
A tecnologia cada vez que passa vai se tornando mais presente na vida das pessoas, com isso tudo podemos imaginar como sera o futuro, devemos nos atualizar sempre, a tecnologia já esta presente na sala de aula, então devemos nos adaptar com tanto conhecimento assim.
Devemos usar a tecnologia de forma correta para sempre buscar conhecimento. Pois com a chegada da tecnologia facilitou varias pessoas com a busca de conhecimento.

Ana Lucia Gonçalves

Ver perfil do usuário

Mensagem por Ana Flavia P. Duarte em Sex Fev 26, 2016 3:09 pm

Bom dia pessoal!

Primeiramente, gostei muito do texto! A partir desta leitura pude compreender melhor todo o processo de evolução da tecnologia, como as pessoas se comunicavam, utilizando somente a oralidade para desenvolver conhecimentos, mesmo tendo desenvolvido uma linguagem escrita de acordo com a autora Denise B. Braga. Depois a transformação de ensino e informação a partir de ferramentas como placas de argila, papiro, códex, enfim, ate chegar ao computador que faz parte de nossa vida e a forma como facilita as coisas no nosso cotidiano, rompendo barreiras que ampliam a interação para com as pessoas.
De acordo com a autora, os humanos desenvolveram muitas técnicas, para se locomover por exemplo, isso também aconteceu com a tecnologia que sim! gerou muito impacto no mundo. A tecnologia faz parte da minha vida, para estudar, me comunicar com pessoas que moram longe e principalmente para trabalhar. Utilizo o celular com muita frequência no trabalho, é uma das ferramentas tecnológicas que mais facilita nas vendas, comunicação, enfim.
Sobre o uso da tecnologia em sala de aula, é uma questão a ser discutida que exige reflexão, pois a forma como tem de ser aplicada para os alunos requer algumas técnicas para que seja adequada ao ensino, pois estar conectado nem sempre significa adquirir conhecimento. como a autora Denise afirma em seu texto, que para usar essa máquina,"o computador", tanto o professor como o aluno precisam adquirir um novo tipo de letramento: o Letramento digital. (p.39) o mesmo serve para a tecnologia e toda essa evolução, precisamos estar atentos a essas mudanças.

Ana Flavia P. Duarte

Ver perfil do usuário

Mensagem por Ana Flavia P. Duarte em Sex Fev 26, 2016 3:10 pm

Bom dia pessoal!

Primeiramente, gostei muito do texto! A partir desta leitura pude compreender melhor todo o processo de evolução da tecnologia, como as pessoas se comunicavam, utilizando somente a oralidade para desenvolver conhecimentos, mesmo tendo desenvolvido uma linguagem escrita de acordo com a autora Denise B. Braga. Depois a transformação de ensino e informação a partir de ferramentas como placas de argila, papiro, códex, enfim, ate chegar ao computador que faz parte de nossa vida e a forma como facilita as coisas no nosso cotidiano, rompendo barreiras que ampliam a interação para com as pessoas.
De acordo com a autora, os humanos desenvolveram muitas técnicas, para se locomover por exemplo, isso também aconteceu com a tecnologia que sim! gerou muito impacto no mundo. A tecnologia faz parte da minha vida, para estudar, me comunicar com pessoas que moram longe e principalmente para trabalhar. Utilizo o celular com muita frequência no trabalho, é uma das ferramentas tecnológicas que mais facilita nas vendas, comunicação, enfim.
Sobre o uso da tecnologia em sala de aula, é uma questão a ser discutida que exige reflexão, pois a forma como tem de ser aplicada para os alunos requer algumas técnicas para que seja adequada ao ensino, pois estar conectado nem sempre significa adquirir conhecimento. como a autora Denise afirma em seu texto, que para usar essa máquina,"o computador", tanto o professor como o aluno precisam adquirir um novo tipo de letramento: o Letramento digital. (p.39) o mesmo serve para a tecnologia e toda essa evolução, precisamos estar atentos a essas mudanças.

Ana Flavia P. Duarte

Ver perfil do usuário

Mensagem por Roselaine Gama em Sex Fev 26, 2016 6:16 pm

Boa tarde Pessoal

A tecnologia é um assunto muito interessante para ser discutido, e de fato como podemos perceber no texto, o fenômeno da globalização as tecnologias e suas ferramentas trouxeram mudanças significativas, não só nas relações sociais, mas também nos modos de lidar com o conhecimento, trazendo impactos que afetam nossa, vida trabalho e estudo. Já que Vivemos em uma era em que é imprescindível a busca por conhecimentos. Hoje a Informação assume uma importância crescente, e uma necessidade para qualquer setor da atividade humana devido a tantas transformações que estamos presenciando. Não estamos reféns da tecnologia somente porque queremos e sim porque somos desafiados e obrigados dia após dia a mergulhar cada vez mais a fundo nesse novo modo de vida, que exige que você esteja cada vez mais capacitado e qualificado para atender as novas demandas do mercado de trabalho, portanto nossa nova sociedade exige um novo trabalhador, que atue na prática a partir de uma sólida base de conhecimentos tecnológicos e ao mesmo tempo produza cada vez mais.
Na minha vida, sendo bem sincera, sou totalmente dependente da tecnologia e seria bem difícil conviver sem, pois dependo dela para tudo, desde o trabalho até no estudo. Eu fico até triste em pensar o que seria da minha vida sem a minha preciosa chapinha e outras ferramentas.
Antes de iniciar na universidade eu gostava bastante de televisão, era o dia todo assistindo, agora devido ao meu tempo curto e que passa em uma velocidade absurda não me sobra nenhum tempo para assistir, mas não é somente a TV, mas existe também celular, computador, Tablet, Vídeo Game e muitos outros, a questão é que não da para conviver sem tecnologia, pois elas exigem cada vez mais a capacidade de comunicar-se adequadamente, e por mais que tentamos a tecnologia esta impregnada nos seres humanos, pois estamos rodeados por ela, só o simples fato de ficarem algumas horas sem tecnologia já causa pânico em muitas pessoas.
Assim podemos perceber que existe uma grande necessidade e exigência de atualização e especialização. Então devemos sim estar sempre conectados as mudanças que estão ocorrendo em nosso meio. Estar bem informado não é igual ter conhecimento, e sim é apenas mais um dos meios adquiridos pela população para obter conhecimento, mas devemos saber diferenciar todos os aspectos positivos e negativos que tal ferramenta pode proporcionar em nossa vida.

Obrigado galera até mais Smile

Roselaine Gama

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: